sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os segredos dos profissionais considerados extraordinários

Eu e você sabemos que hoje o mercado exige cada vez mais dos profissionais. Mesmo que às vezes essa exigência nos tire o sono, ou falando claramente, nos encha o saco... a verdade é que já não há mais espaço para os reclamadores de plantão, ou aqueles que vivem na base do jeitinho brasileiro.

Se quiser se manter no mercado de trabalho é preciso se mostrar competente, disposto a executar novas tarefas e, é claro, não se esquecer de fazer seu Networking (saiba como fazer).



E quais são os segredos dos profissionais tidos como extraordinários?


  • São profissionais que procuram manter a mente em estado altamente positivo, ou seja, não desanimam diante de obstáculos inesperados.

  • Sabem usar seu poder de persuasão e relacionamentos. Com isso sempre podem contar com alguém num momento de dificuldade.

  • Desenvolvem uma coragem fora do comum. Pois sabe que apesar dos riscos é preciso avançar. E somente aqueles que tentam se destacar da multidão é que tem chance efetiva de que isso realmente aconteça.

  • Procuram desenvolver sua criatividade. Essa é uma característica essencial para se diferenciar dos demais.

  • Têm auto-estima e autoconfiança acima da média, porém sem exageros.

  • Na maioria das vezes fazem aquilo que os outros não querem fazer, por isso se destacam com grande facilidade.

Essas características não são encontradas nos bons profissionais, mas nos excelentes. Aqueles que estão sempre buscando melhorar seu desempenho. Fazem cursos, aprendem um idioma diferente, cuidam bem de sua família, se relacionam de forma maravilhosa com todos da empresa, ou seja, são verdadeiros super-heróis por onde quer que passem.


Às vezes, esses profissionais são confundidos com os puxa saco, mas a realidade tem me mostrado que são esses os que acabam por ser promovidos e com isso desfrutam de uma qualidade de vida muito melhor que a maioria de nós.


Uma vez um chefe me disse: "Prefiro ser chamado de puxa saco e ser promovido, do que ser o humilde e bonzinho e ser um falido".


E ai? Em que categoria você está?


2 comentários

rodicas.CIDADANIA disse...

Rogério, b dia!Adorei o seu post e sou "puxa saco" hj de mim mesma. Um grande abraço e um ótimo dia.

Anônimo disse...

Networking é um eufemismo para contratar um amigo, colocar ele em um setor da empresa onde terá mais privilégios e salário melhor que os veteranos.

Michel A. Dognini

micdognini@hotmail.com

Postar um comentário