sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Você é um Commodity?

Sabe aquelas palavras que de tanto escutar você acaba achando que sabe o que significa? Commodity é uma dessas que eu percebi que não fazia a menor idéia do que significava. O motivo que me levou a pesquisar o significado dela foi uma frase que constava as palavras do título acima: Você é um Commodity? Essa pergunta me intrigou porque achei que esse termo só se aplicava a produtos e não a pessoas. Encontrei algumas definições que me ajudaram a entender como esse termo também podia ser aplicado a mim. A mais esclarecedora foi esta: "Commodity é um termo usado para descrever aqueles produtos que não apresentam quaisquer características especiais de diferenciação, ou seja, que são comuns e parecidos, como o algodão, o arroz, o aço e outros mais. São produtos cujo valor é usualmente regulado pela oferta e demanda. Quanto mais se têm deles, menos valem". Existe até um ditado que diz:“O diferencial de hoje é a commodity de amanhã”. Ou seja, tudo que é novidade hoje permanece sendo novidade por muito pouco tempo.

As pessoas hoje são muito mais exigentes do que as de 20 anos atrás. Ninguém quer comprar coisas ultrapassadas quer? Isso vale para celulares, televisores, carros, etc. As empresas tem investido milhões em tecnologia de última geração para atender a demanda cada vez mais exigente. E na hora de recrutar? Os critérios tem sido os mesmos, não queremos commoditys !
Você tem faculdade? Ótimo você é um commodity! Você é competente? Belo exemplo de commodity, tem um monte de gente competente no mercado.
Não adianta reclamar. O que as empresas exigem hoje são profissionais criativos, flexíveis, ensináveis, enfim, verdadeiros camaleões, que saibam lidar com os problemas e incertezas do mercado.
O que está acontecendo hoje no Brasil é que as nossas Universidades não estão preparando os jovens para lidar com isso. Existem ótimos advogados, engenheiros, dentistas e muitos outros excelentes profissonais que sabem executar muito bem suas tarefas mas não sabem como promover a si próprios (quer aprender?), e não conseguem converter seu conhecimento em dinheiro no fim do mês.

O que fazer então para não ser um commodity? O que você acha?


seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário