quinta-feira, 18 de setembro de 2008

10 Dicas para realizar excelentes reuniões

Seja você um empresário, supervisor de vendas, engenheiro, advogado, ou quem sabe um auxiliar de limpeza. Algum dia na vida você será convocado a dirigir uma reunião com alguém. Então nada melhor do que conhecer as melhores dicas para se sair bem.

  1. Antes da reunião procure relaxar e fazer uma imagem positiva de sucesso. De nada adianta roer as unhas e antecipar tudo o que pode dar errado. Essa atitude só irá causar mais nervosismo e ansiedade.

  2. Cuide de seu marketing pessoal. Não importa qual cargo você esteja ocupando no momento, é de extrema importância estar bem vestido, cabelo e unhas aparados, vestimenta discreta, enfim, cuide de tudo que esteja relacionado à sua imagem.

  3. Antes da reunião procure saber quem são as pessoas que participarão dela. Se for um cliente, faça pesquisas na internet e procure conhecer um pouco sobre a empresa e dados que poderão lhe ajudar na reunião.

  4. Dependendo do tipo de reunião é preciso preparar com antecedência o material a ser usado. Acrescente o folder da empresa, cartões de visita, catálogos, planilhas, etc.

  5. Ao chegar à reunião cumprimente todos com entusiasmo e energia, mas de maneira moderada.

  6. Mantenha o olhar no cliente.Isso demonstra que você é uma pessoa que se interessa e com isso conquistará maior receptividade.

  7. Ocasionalmente balance a cabeça demonstrando que concorda com os pontos de vista do cliente ou grupo de pessoas.

  8. Faça algumas perguntas abertas para identificar possíveis dúvidas e necessidades.

  9. Não tenho medo de fazer anotações enquanto conversa com as pessoas. Além de reforçar sua imagem de profissional atento também lhe servirá para fazer uma análise mais detalhada de tudo o que foi tratado na reunião.

  10. Após o encerramento cumprimente todos novamente e agradeça pela oportunidade.

Concordo que as dicas acima parecem um pouco políticas demais. Mas a verdade é que o mundo corporativo é regido por muitas regras e se você e eu não nos adaptarmos a elas, num futuro não muito distante, estaremos todos debaixo da mesma ponte.


seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário