- Antes da reunião procure relaxar e fazer uma imagem positiva de sucesso. De nada adianta roer as unhas e antecipar tudo o que pode dar errado. Essa atitude só irá causar mais nervosismo e ansiedade.
- Cuide de seu marketing pessoal. Não importa qual cargo você esteja ocupando no momento, é de extrema importância estar bem vestido, cabelo e unhas aparados, vestimenta discreta, enfim, cuide de tudo que esteja relacionado à sua imagem.
- Antes da reunião procure saber quem são as pessoas que participarão dela. Se for um cliente, faça pesquisas na internet e procure conhecer um pouco sobre a empresa e dados que poderão lhe ajudar na reunião.
- Dependendo do tipo de reunião é preciso preparar com antecedência o material a ser usado. Acrescente o folder da empresa, cartões de visita, catálogos, planilhas, etc.
- Ao chegar à reunião cumprimente todos com entusiasmo e energia, mas de maneira moderada.
- Mantenha o olhar no cliente.Isso demonstra que você é uma pessoa que se interessa e com isso conquistará maior receptividade.
- Ocasionalmente balance a cabeça demonstrando que concorda com os pontos de vista do cliente ou grupo de pessoas.
- Faça algumas perguntas abertas para identificar possíveis dúvidas e necessidades.
- Não tenho medo de fazer anotações enquanto conversa com as pessoas. Além de reforçar sua imagem de profissional atento também lhe servirá para fazer uma análise mais detalhada de tudo o que foi tratado na reunião.
- Após o encerramento cumprimente todos novamente e agradeça pela oportunidade.
Concordo que as dicas acima parecem um pouco políticas demais. Mas a verdade é que o mundo corporativo é regido por muitas regras e se você e eu não nos adaptarmos a elas, num futuro não muito distante, estaremos todos debaixo da mesma ponte.
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