quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Assédio Sexual no Trabalho. O que Fazer?

Gostosa!! Você pode ouvir isso na rua e se sentir lisonjeada ou ofendida. Mas se ouvir isso no ambiente de trabalho de seu chefe é crime! Na maioria das vezes a cantada vem acompanhada com ameaças de demissão, promessas de promoção, etc.

Definição de Assédio Sexual

A abordagem, não desejada pelo outro, com intenção sexual ou insistência inoportuna de alguém em posição privilegiada que usa dessa vantagem para obter favores sexuais de subalternos ou dependentes. Para sua perfeita caracterização, o constrangimento deve ser causado por quem se prevaleça de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerente ao exercício de emprego, cargo ou função. Assédio Sexual é crime (art. 216-A, do Código Penal, com redação dada pela Lei nº 10.224, de 15 de maio de 1991).


Mas somente no ano de 2004 foi introduzido no Código Penal Brasileiro o delito de assédio sexual. Antes disso já havia a punição para tais crimes, mas como não era específica muitos chefes conseguiram se safar. Com isso muitas mulheres passaram a não denunciar seus agressores e, é claro mais e mais assédios passaram a ocorrer.

"Um dos jeitos de combater o crime é, a meu ver, com a edição de uma lei. Essa é a melhor forma de impedir a prática. Se você está sob os olhos da lei, você pensa duas vezes", afirma a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Cristina Irigoyen Peduzzi.


Maria Cláudia S., 29 anos, trabalhava como tecnóloga da informação numa importante empresa de São Paulo quando passou a ser cantada pelo chefe. “Ele insistia em me dar carona, dizia que queria me levar a um happy hour. Nunca aceitei, mas um dia ele me fez trabalhar no turno da madrugada só para ficarmos a sós. Quando todo mundo foi embora, ele foi se aproximando, me abraçou pelas costas e tentou me beijar a força”, relembra. “Eu me debati, chamei um táxi e fui embora na hora. No dia seguinte, contratei um advogado e pedi demissão da empresa”, conta Maria Cláudia que acaba de entrar com uma ação na justiça contra o ex-chefe.


A melhor alternativa é sempre denunciar. O que acontece com nós brasileiros é que temos medo. Medo de não conseguir outro trabalho, medo de sofrer algum tipo de represália, enfim, medo até da própria sombra. Tenho visto esse medo em muitas empresas em que trabalhei. Nunca presenciei um assédio sexual, mas presenciei um medo irracional de desagradar o chefe, de perder o emprego, o prêmio no fim do mês, etc. São atitudes como essas que me levaram e escrever esse blog. Quero contribuir de alguma forma para que todos que passem por aqui possam aumentar sua Empregabilidade e com mais depender de empregos medíocres e chefes autoritários.







4 comentários

Anônimo disse...

Bom dia, vim sofrendo com assedio do meu patrão, o pior de tudo ele é Advogado ele sabe das leis, mais mesmo assim continuou me assediando, precisando trabalhar estou aqui até mais semana passada eu falei para ele me respeita, pq estava ali para cumprir o meu trabalho que foi me encarregado, ele falou que ia parar que não ia mais falar que estava com tesão por mim, mais de vez enquando vejo ele me olhando com uma cara, mais estou esperando para dar dezembro para eu sair. Mais tenho um problema tenho medo dele querer descontar na hora de acertar comigo e eu não tenho nem prova ex.(uma gravação dele falando aqueles absurdos, gostosinha etc.)e sair no prejuizo o que posso fazer nesse caso?

Anônimo disse...

Estou passando por um problema parecido, fui assediada e como nao me rendi ao essedio perdi meu emprego, no momento nao denunciei, fiquei calado por inumeros medos e agr meu chao se abriu, pois, nao sabia que ele era capaz de ir a fundo, de me demitir sem se quer alguma justificativa palpavel.diocara

Anônimo disse...

Boa tarde.
Fui chamada para fazer treinamento como recepcionista em um escritório de advocacia assim durante a semana o dono da empresa Viabilize de Salvador Dr° José Eliam passou a me assediar oferecendo dinheiro p/ ser acompanhante dele sempre q ele sentisse vontade,fora q disse q iria pagar faculdade p/ mim,alugar um apartamento onde iriamos nos encontrar as escondidas.
Pois sou casada dei um basta na proposta dele onde ele ñ me empregou e ainda ñ me pagou os dias em q trabalhei na empresa destinada.
ISSO É UM ABSURDO PRETENDO SIM DENUNCIA-LO POIS ELE TEM Q PAGAR POR ABUSAR DAS PESSOAS.

Anônimo disse...

Bom dia, sofro disso também, mas pelo contrário guardei alguns bilhetinhos que meu chefe me escrevia, mas não aguento mais.
Ele começou a me assediar quando eu ainda tinha 16 anos, a 4 anos trabalho nesta empresa, tenhho medo de perder meu emprego.
Por favor o que devo fazer?

Postar um comentário