sábado, 20 de setembro de 2008

Não arriscar nada é arriscar tudo!

O texto abaixo é de autoria de Fernando Oliveira que escreve alguns artigos para a revista Venda Mais. Esse texto me fez lembrar de tudo que já arrisquei na vida e de todas as recompensas que já recebi. É claro que já bati muita cabeça, mas aprendi que a experiência tão valorizada no mundo de hoje só pode pode ser conquistada com tentativas, e nessas tentativas ocorrem erros e acertos, então porque o tenho que ter medo de arriscar?


Hoje sou casado, pai de duas filhas, e quase sempre é complicado arriscar pois minha vida já não é só minha. Tenho responsabilidades e pessoas que dependem de mim, inclusive há um audio aqui no blog (Dinheiro não é tudo pra você? E sua família o que acha?) onde Max Gehringer fala sobre esse tipo de conflito família x carreira. Hoje quando vou arriscar tenho que ter estratégia. Sou uma pessoa que não gosta muito de dar explicações de tudo o que faço, o que piora ainda mais as coisas. Mas ainda sim continuo fazendo minhas apostas. De todas as vezes que arrisquei algo, sempre houve pessoas para criticar e questionar. Mas se eu pudesse, faria tudo de novo. De forma difernete talvez mas faria mesmo assim.

Por isso se estiver na dúvida, arrisque! Como sempre diz o Prof. Marins em suas palestras: "Só não erra quem não faz!

Leia o texto e inspire-se!

Muitas pessoas sentem-se inseguras para fazer as coisas e procrastinam suas possíveis vitórias, dando desculpas para si mesmas. A grande maioria tem mais medo de perder aquilo que já conseguiu que o desejo de conquistar coisas novas.

É o caso do “ex-futuro” empreendedor que tem uma excelente idéia para um novo negócio, mas apesar do sonho de vê-lo realizado, dá tanta atenção aos problemas e perdas de outros empresários, que desiste sem mesmo ter começado. O fato é que, na maioria das vezes, as pessoas não arriscam fazer algo pelo medo de não dar certo.
Nos três dias que antecederam meu primeiro salto de pára-quedas, fiquei imaginando que o equipamento não abriria, que iria morrer, e isso me assustava. Mas eu estava determinado a seguir em frente. No dia do salto, disse para o instrutor: “Se esse pára-quedas não abrir, não volto mais aqui, hein!”.
Isso me ensinou uma lição – a de que o medo, na verdade, é uma projeção que nossa mente faz sobre algo que ainda não aconteceu e imaginamos que dará errado. O medo limita a vida e impede que ajamos, sejamos mais e realizemos nossos sonhos.
O medo de se frustrar é o pior deles. Vejo pessoas sozinhas dizendo: “Meu casamento não deu certo, por isso não me casarei novamente” ou “Não vou investir em um novo negócio, pois posso perder tudo que já consegui”. O filósofo de negócios Jim Rohn diz: “O mesmo muro que o separa das frustrações, também o separa das realizações”.
Se você quer vencer, terá de arriscar e sair da zona de conforto fazendo alguma coisa diferente do que fez até agora. Acredito que é melhor tentar, e não conseguir que não tentar com medo de fracassar. Lembre-se de que se você não arriscar ganhar, já perdeu!!

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário