segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O gole d'água



Você já teve um chefe mala? Um bruta montes? Já chutou o balde em uma empresa por causa de um mal líder?

Tenho que admitir que já fiz isso algumas vezes, e nem sempre foi a melhor decisão. Talvez se eu tivesse usado um pouco dos princípios dessa pequena parábola as coisas teriam sido diferentes.

Existia um homem que se chamava João, que vivia estressado, insatisfeito e bastante infeliz pelo relacionamento sofrível que tinha com seu superior imediato. Todo dia parecia que o "Carlão", como era chamado seu gerente, lhe dava tarefas inúteis e sem sentido, o que magoava profundamente esse pobre homem, que por sua vez não desempenhava as tarefas como era de se esperar. No fim do dia, os dois homens, cada um com sua razão despejava um caminhão de ressentimentos e palavras ásperas entre eles. A situação estava atingindo até mesmo outros departamentos da empresa e ambos tinham receio do que poderia ocorrer a médio prazo.
Um amigo de ambos, vendo a situação, aconselhou cada um deles, de modo separado, a procurar um grande líder que hoje estava aposentado curtindo seus netos em uma cidade do interior. Os dois homens depois de muito pensar acabaram concordando e foram, separadamente, a procura desse tal líder.
Ao chegarem, cada um em um dia diferente, contaram ao líder o problema que enfrentavam, cada um com a sua própria verdade, mas o velho líder os ouviu pacientemente. Depois de ouvir tudo o que tinham dito foi até sua cozinha e trouxe duas garrafas cheias de um líquido transparente, uma maior e outra menor. O líder disse devo meu sucesso profissional a essas duas garrafas. Essa técnica aprendi com um velho sábio budista que há muitos anos visitou uma empresa em que eu trabalhava. O que vocês devem fazer é o seguinte: Carreguem sempre com vocês esse garrafa menor cheia do líquido. Ao chegarem à empresa e sentirem vontade de resmungar, brigar ou xingar alguém, encham a boca com a líquido da garrafa e mantenham na boca durante 15 minutos, e só após isso engulam. Façam isso durante 10 dias depois voltem aqui e lhes contarei o segredo.
Ao chegar na empresa naquela segunda feira o home trazia consigo uma pequena garrafa cheia de um líquido misterioso. Os colegas de trabalho ficaram intrigados ao observar que o Carlão e o João viviam tomando daquele líquido estranho, e pareciam sempre estar com a boca cheia.
Quando João recebeu de Carlão mais uma daquelas ordens que odiava receber, correu até sua mesa e encheu sua boca e permaneceu com o liquido durante 15 minutos, quando engoliu, algo mágico tinha acontecido, já não sentia tanta mágoa assim de seu chefe e fez o que tinha que fazer sem dificuldades. O chefe Carlão após dar uma tarefa de extrema importância para João, notou pelo seu semblante e olhar de desprezo que ele não havia gostado, mas antes de dizer qualquer coisa fez conforme o sábio líder o instruiu, e após 15 minutos já não se lembrava mais o que tinha a dizer sobre a atitude de João. Os dias passaram e o departamento vivia dias de paz e produtividade. Os mais pessimistas faziam apostas pra ver quanto duraria a trégua, mas a paz continuava a reinar. Passado os 10 dias ambos acabaram por se encontrar por acaso na casa do velho líder. Curiosos para saber que líquido misterioso era aquele e que tipo de magia existia por trás de tudo aquilo perguntaram quase que ao mesmo tempo: "Que mistério há por trás desse liquido que transformou nossas vidas?". O velho sorrindo respondeu: " O líquido que vocês tomaram nada mais é do ÁGUA! Veja, com apenas um gole de água vocês conseguiram fazer o que muita gente esquece, parar para refletir antes de tomar qualquer decisão. Com essa técnica melhoraram não apenas vocês mas uma empresa inteira".




E ai? O que estamos perdendo em nossa vida por não saber esperar e refletir sobre nossas ações?


seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário