sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Venda-se em 30 segundos

Se você tivesse apenas 30 segundos para resumir todas as suas qualidades e experiência adquiridas ao longo dos anos você se daria bem? Ou melhor, deixaria uma boa impressão em alguém que o ouvisse nesse curto espaço de tempo? A verdade é que se quiser ter sucesso em uma entrevista de emprego, solicitação de aumento salarial ou qualquer outra coisa importante é preciso praticar seu "comercial de 30 segundos".

Muitos sabem que tipo de trabalho querem, mas não tem a menor idéia de quem são, o que gostam, quais suas principais habilidades e interesses. Uma pessoa proativa, se prepara para os desafios do mundo corporativo fazendo essa importante análise sobre si mesmo.Pegue uma folha de papel de liste pelo menos cinco palavras positivas que descrevam você.Agora identifique cinco coisas que goste de fazer, sozinho ou em família. Essa resposta é importante porque as empresas de hoje querem saber que tipo de pessoa estão contratando. Se por acaso você desenvolve algum projeto ou participa de algum trabalho voluntário nas horas vagas é de extrema importância falar sobre isso. Muitas empresas valorizam profissionais assim.Quais suas principais habilidades? Às vezes sabemos quais são mas não conseguimos descrevê-las. Então aqui vai uma lista de possíveis habilidades. Mas só as use se realmente as tiver ok?Adaptabilidade-amizade-atitude positiva-bom caráter-coloboração-confiabilidade-coragem-criatividade-decisão-dedicação-disposição para aprender-flexiblidade-honestidade-iniciativa-liderança-motivação.Eu sou, eu tenho, eu sei. Numa entrevista de emprego, ou num bate papo com alguém importante para sua ascendência profissional é muito útil ter em mente um Comercial de 30 segundos. Nesse comercial você fará uma breve apresentação sobre você, sua experiência profissional e suas habilidades. Lembre-se, talvez esses sejam os 30 segundos mais importantes de toda sua carreira, por isso as palavras usadas devem ser escolhidas com todo cuidado e atenção, e acima de tudo devem ser marcantes.Vou deixar dois exemplos para que vocês possam ter uma idéia do que estou falando.
Exemplo 1: "Sempre gostei de interagir com as pessoas. Como resultado, tornei-me profissional em relações públicas e estou na profissão nesses últimos oito anos. Gerenciei uma variedade de relações comunitárias e programas educativos do governo. Como resultado de minhas habilidades organizacionais, recebi a responsabilidade de supervisionar todos os programas de relações públicas de um projeto de grande envergadura. O que mais gosto é de ajudar pequenas empresas que estão começando a encontrar seu lugar na comunidade e ter sucesso".
Exemplo 2: "Sou uma pessoa dedicada com uma família de quatro pessoas. Gosto de ler, e o conhecimento e a visão mais ampla que a leitura me deu aumentaram minha habilidade para ensinar e fazer apresentações. Tenho tido sucesso em minha carreira acadêmica. A isso atribuo minha habilidade em planejar, programar e cuidar de diferentes tarefas ao mesmo tempo. Essa flexibilidade me ajudará na sala de aula, onde há muitas personalidades e estilos de aprendizado diferentes".Colocando em prática essa técnica você aumentará em muito as chances de conseguir o emprego que deseja.


2 comentários

Anônimo disse...

Sobre o Exemplo 2: se encaixa comigo, administro 3 projetos independentes ao mesmo tempo e cuido de minha família.

Sobre o Exemplo 1: a volta dos puxa sacos ...juntar políticos com relações públicas é como misturar "mentiroso + falta de verdade"

Michel A. Dognini

micdognini@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia

Muito oportuno, gostei muito de sua sensibilidade e gentileza de sugerir algumas habilidades que temos, mas não percebemos e consequentemente não com seguimos expressar.

E quando possível poste mas texto que trate deste assunto que parece tão simples mas na hora H "entrevista" costuma dar uma complicada.

Para finalizar, desculpe minha desatenção qual é seu nome mesmo amigo.

Abraço,
Artaxerxes.

artaxerxesmohamed@hotmail.com

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