sábado, 13 de setembro de 2008

Principais erros ao elaborar seu currículo

Conheça os principais erros a serem evitados ao produzir seu currículo. Destaque-se dos demais e cause uma ótima primeira impressão em seu possível empregador.

O currículo é seu principal instrumento na busca de um novo emprego. Todos os dias milhares de currículos são despejados nas agências de empregos e empresas de todo o Brasil. Por isso é de extrema importância que você saiba todos os segredos para elaborar um currículo de qualidade e que se destaque dos demais. E não estamos falando só de escolher um modelo bonitinho, o que vale mesmo é o conteúdo e como você se valoriza como profissional através desse instrumento.
Abaixo vou listar os 5 erros mais comuns ao elaborar um currículo e que às vezes passa despercebido, mas que pode lhe custar o emprego.


Erros de português: É muito comum que ao digitar seu currículo apareçam pequenos erros de digitação ou até mesmo de português. Talvez para muitos de nós uma acentuação errada não seja nada tão grave assim. Mas para um selecionador, que chega a receber dezenas de currículos por dia, um único erro nesse sentido pode ser usado como argumento para deixar seu currículo de lado. O ideal ao terminar de escrever seu currículo é usar o bom e velho corretor ortográfico do Word ou qualquer outro processador de texto que você use. Depois disso imprima uma cópia e peça para que algumas pessoas leiam e tentem achar erros pra você. Sei que parece exagero, mas se você quiser realmente ter o emprego que deseja é preciso esforço e dedicação, e tudo começa em seu currículo.


Dados desnecessários: Nos dias de hoje já não se colocam seus documentos pessoais no currículo (CPF, RG, Título de Eleitor). Esses dados só serão relevantes em outra fase do processo seletivo. Além do mais você poderia aproveitar esse espaço para escrever mais sobre sua carreira e atributos pessoais que o destacariam dos demais.


Mentira: Nunca, mas nunca invente informações para melhorar de alguma forma seu currículo. Com a tecnologia cada vez mais atuante, fica fácil comprovar se o que você está dizendo é verdade. Mentir no currículo é sinal de imaturidade e falta de competência. Além de se "queimar" na empresa onde você está concorrendo à vaga, provavelmente será rejeitado em muitas outras também, afinal a mentira tem perna curta, mas corre rápido.


Currículo extenso demais: Alguns profissionais por terem larga experiência, acham que podem enchê-lo de dados e informações sobre todas as empresas em que passaram. O que esquecem é que a pessoa responsável por selecionar os currículos olha em média durante 30 segundo para cada um deles, e se não houver nada de interessante ou for muito extenso, provavelmente esse currículo será um dos que estarão na pilha para serem arquivados.


Atirando pra todo lado: É compreensível um profissional se desesperar ante ao desemprego, mas isso não deve ser refletido em seu currículo. Não caia na armadilha do "currículo padrão". O ideal é fazer um currículo para cada vaga que você esteja concorrendo. Com isso você tem chance de destacar qualidades e resultados de acordo com o perfil da vaga e da empresa desejada. É trabalhoso, mas vale à pena!


É claro que existem vários erros que podem ser cometidos num currículo, mas, se você conseguir evitar ao menos esses cinco já terá dado um grande passo.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário