sexta-feira, 3 de outubro de 2008

10 Coisas que você nunca deve dizer ao seu chefe (Parte I)

Acho que já disse isso aqui, mas o mercado de trabalho tem suas próprias regras e convenções. Para manter-se em seu emprego é importante conhecer essas regrinhas básicas. Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém...


"NÃO DÁ, ESTOU MUITO OCUPADO."



Claro que você está ocupado demais. É para você estar ocupado mesmo. Chefes detestam quando empregados dizem que estão ocupados demais. Eles não dão à mínima. Não quer estar ocupado demais?-Porta da rua é serventia da casa. Nem pense em falar que você não pode começar o projeto D até finalizar o A, B e C. Se você não administra várias tarefas ao mesmo tempo, nós encontramos quem faça, ou ao menos alguém que saiba mentir a respeito.



"MAS VOCÊ DISSE PARA EU FAZER EXATAMENTE O CONTRÁRIO ONTEM."



Seu tapado. Claro que ele disse. Chefes se contradizem o tempo todo, ainda mais quando eles não sabem o que fazer - e eles odeiam essa sensação. Eles pensam uma coisa. Em seguida, pensam outra. Experimentam as duas opções, ou uma, ou outra, atirando para todo lado até achar o caminho correto. O que um chefe espera da equipe é que, em vez de julgar, ela siga seu curso sem exigir consistência, aquele demônio que assola quem pensa pequeno. Você não tem que parar de proteger seu chefe da própria confusão. Seja estratégico: "Estou tentando encontrar o meio-termo entre a visão de ontem e o que você me ofereceu hoje. Você pode me ajudar com isso, por favor?".






"HEI, NÃO GRITE COMIGO!"



Ele pode gritar com você quanto quiser. Você pode escolher como reagir. Eu, particularmente não suporto gritos. Então provavelmente essa seria a primeira e última vez, pois eu e ele teríamos uma reunião com o Diretor ao alguém que pudesse mediar a situação. Mas suportar a gritaria com um silêncio zen é muito melhor que um berro de bebê chorão. Encarar é permitido. Uma cara feia, porém digna, também. Mas gritar de volta? Totalmente
desaconselhável. Valorize-se!



"SABE, BETO, EU ESTAVA NUMA REUNIÃO COM O CARLÃO E O LÉO ONTEM E..."



Nem termine. O que você fez encontrando o Carlão e o Léo? Conspirando contra o Beto seu chefe? Bem, é o que parece. Seu Judas! E desde quando eles são assim tão espertos? Chefe detesta quando falam a respeito dele pelas costas, quando é exposto a colegas que possivelmente tenham idéias melhores que ele ou quando tem a impressão de que você estaria tão disposto a trabalhar para outros quanto para ele. Se você teve reuniões legítimas com outros para tratar de questões importantes, simplesmente deixe seu chefe saber quais foram as idéias e pergunte a opinião dele a respeito.



"NA VERDADE, JP, EU NÃO SEI JOGAR TÉNIS."



História real: Havia um cara numa grande empresa, o Luís. E ele era um grande esportista. Jogava tênis, nadava, corria. Cara legal o Luís. Então, um dia o diretor da corporação, 16 escalões acima do meu amigo, liga para ele. O Poderoso Chefão está na linha! "Luís, meu caro", diz o diretor, todo amigável, "soube que você corre. Eu também. Vamos treinar numa manhã dessas?" E meu amigo Luís, por razões que jamais entenderei, respondeu: "JP, eu gosto de correr no fim do dia." "Ah", replicou o diretor, ferido e pasmo, "tudo bem então. A gente se vê". E essa foi a última vez que o Luís falou com o diretor...



Hoje vou postar somente cinco, pois quero dar meu toque pessoal as dicas, já que elas foram publicadas originalmente na Revista Mean's Health.







4 comentários

Anônimo disse...

Pregando essa filosofia do ouvir mentiras e desaforos e nunca reclamar (ou seja perder o respeito próprio) você vai criar muitos cidadãos ineptos, que serão sempre escravos do sistema e não terão competência para correr atrás da plenitude de uma vida independente.
Continue valorisando e defendendo as atitudes ignorantes e hipócritas dos chefes sejam de empresas ou de estado, são de brasileiros assim sem pensamento crítico que os orgulhosos líderes do nosso país precisam!

Michel A. Dognini

micdognini@hotmail.com

Emprego SA disse...

Estar pronto para ser prestativo não quer dizer que seremos ignorantes a nosso ego!

Emprego

www.empregosa.com.br

Anônimo disse...

Quero intender por quê até mesmo defendendo o ponto de vista dos nossos superiores ainda somos considerados errados. Até concordo que no começo o problema era comigo mais isso ainda persiste. Por que uma empresa prega uma política de não desligamentos se considerando o meu perfil e uma empresa não tendo um enquadramento adequado o mínimo que a mesma poderia fazer é considerar o fato da minha não permanência.

claudia disse...

Gosto da sua irreverência em tratar dos temas mais bizarros que podem acontecer em uma empresa, alias é bem freqüente dependendo para quem você trabalha. Como estou desempregada nesse momento tenho um visão mais clara de mim mesma nessas situações, eu sou aquele tipo que se gosta do trabalho e local e se o superior for muito tapado jogo o jogo dele deixo pensar que é o cara, agora se já estou p da vida que vai chegar essa hora que você já não agüenta mais comer rã, e gospe fogo logo! Dá o sujeito que se diz chefe vai se enxergar ou vai meter os pés pelas mãos, como a maioria só sabe dar coice, típico asno, e não é profissional , você vai para a rua. Que acaba sendo até um alivio... E esse ser intitulado chefe, enche a empresa de dividas e contas com rescisões e multas por atraso de serviço, coisas mau feitas e estúpidas daí a produção cai, o faturamento em seguida cai, mais funcionários super carregados de serviço que começam a falhar, outros ficam afastados por doença, outros faltam mesmo, e o tal sujeito que é chefe inventa muita desculpas até que os processos trabalhistas começam a chegar e ele então se não for o próprio dono da tal empresa vai para rua também... se não vai querem hostilizar quem pede seu legítimos direitos.... A questão é sempre as mesmas, falta de profissionalismo e visão aos pequenos problemas que se transformam em monstruosos desastres...
Claudia
kit_kau_arte@yahoo.com.br

Postar um comentário