segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Quer se manter empregado? Faça Networking

Alguns profissionais ainda não fazem idéia do poder dessa ferramenta no mundo dos negócios. Com a tecnologia substituindo cada vez mais as relações humanas, fica evidente a importância de manter um bom número de contatos importântes e estratégicos a fim de se manter no mercado de trabalho.

De acordo com Jeffrey Gitomer, autor de A Bíblia de Vendas, "fazer contatos é mera questão de ser amigável, de ter capacidade para se entrosar e de estar disposto a dar algo de valor primeiro". Quando você conseguir combinar esses três atributos, terá descoberto o segredo que há por trás dos poderosos contatos que levam a relacionamentos ainda mais valiosos. De fato, no mundo dos negócios, as pessoas preferem fazer negócios com amigos, portanto, para galgar a escada do sucesso, muito mais do que estratégia, novas técnicas e formação educacional, você precisa mesmo é de amigos. E amigos de verdade, independentemente do grau de interesse, vão querer ajudá-lo sempre.

A cada dia me convenço mais que ser competente e responsável já não são mais os únicos fatores de contam no mundo corporativo. Ser bem relacionado, amigável e disposto a oferecer ajuda são fatores essenciais àqueles que buscam um lugar ao sol em sua carreira.
Não posso dizer que sou um ótimo exemplo em Networking, mas desde que comecei a prestar mais atenção nisso, meu número de contatos dobrou e, geralmente encontro alguém com novas idéias e propostas interessantes. De fato, quando nos dedicamos a melhorar nossa rede de relacionamentos, descobrimos que existem muitas pessoas com os mesmo interesses que os nossos. Até já achei alguém com quem jogar Xadrez, dá pra acreditar?

É claro que é muito mais fácil falar (escrever) do que fazer, mas a verdade é que se você não se esforçar pra colocar em prática essa técnica, mais dia menos dia você estará desempregado e sem amigos pra lhe ajudar. Pra mim, fazer Networking tem sido uma experiência e tanto. Na maioria das vezes tenho conseguido grandes amigos. Porque fazer Networking pensando apenas em ganho para si só é pura perda de tempo. O que as pessoas mais querem é ter alguém que acrescente algo na vida delas, e porque essa pessoa não pode ser VOCÊ?

Para fazer uma boa rede de contatos é preciso estar nos locais certos e na hora certa. É preciso ter estratégia. Com que tipo de pessoas você gostaria de se relacionar? É a pergunta chave para começar seu Networking. Depois disso é preciso verificar o que você pode agregar a vida delas. Vou dar um exemplo meu. Atualmente trabalho para uma Multinacional Indiana do setor de medicamentos, e percebi, que se quisesse ter sucesso precisaria ter alguns médicos em minha lista de amigos. Passei a fazer contato com as secretárias e fazer perguntas sobre a vida do médico. O que ele gosta de fazer nos fins de semana, que time torce, onde nasceu, quantos filhos tem, etc. É claro que tomei todos os cuidados para não parecer um investigador de polícia, mas consegui todas as informações de forma bem informal. Depois disso passei a visitar os médicos e a cada visita abordava os temas de seu interesse. Alguns cheguei a levar revistas sobre carros, para outros algum artigo sobre economia, enfim, acabei descobrindo um monte de médicos que tinham os mesmo gostos que eu. Resultado? Consegui mais alguns importantes amigos em minha lista e estou conseguindo ter sucesso em demonstrar e promover os produtos de minha empresa.
É claro que nem sempre é fácil, mas percebi que fazer com que os outros se sintam bem, estar disposto a ajudá-los mediante um simples conselho e oferecer algo de valor sem pretensão de ganhar algo em troca é uma poderosa forma de ampliar o seu networking.

Se quiser uma maneira fácil de fazer Networking, comece com o que já tem, ou seja, seus amigos e colegas de trabalho. Esteja em contato sempre, mande um email, um cartão de aniversário, chame alguém pra almoçar.

Alguns lembretes:

1. Quanto mais pessoas estiverem afinadas com o seu jeito de pensar e agir, mais chances você terá de ampliar o seu networking;
2. Não tenha medo ou vergonha de estabelecer um contato, mas tenha bom-senso; respeite a privacidade e a agenda de quem você deseja fazer contato;
3. Para fazer amigos e bons contatos, seja simples, sincero, jogue limpo e ofereça algo de valor primeiro;
4. Não se esqueça dos seus amigos de infância, de escola e de faculdade; interesse-se por eles e não perca o contato; o mundo é redondo e um dia você hão de se encontrar novamente;
5. Se você tem o hábito de oferecer algo de valor para pessoas ao seu redor, seguramente elas desejarão fazer parte da sua rede.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo (a) a ter ou melhorar sua rede de relacionamentos, e principalmente fazer mais amigos.

1 comentário

Unknown disse...

E muito interresante todo seu conteudo, vai ser muito significativo na minha vida, he espero que escreva sempre essas dicas para melhorar a vida de mais pessoas e nao so a minha.

Postar um comentário