quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Por que você nunca será rico?

Sei que o título mexe um pouco com cada um de nós que luta a cada dia e tem muitos sonhos e projetos pela frente. Mas o objetivo é despertar-nos para a ação. Ter estabilidade financeira é um dos requisitos de quem quer subir pela escada do sucesso. A seguir vamos analisar os quatro erros das pessoas pobres, para então analisar nossa situação e fazer correções se necessário.
Confesso que tomei uns tapinhas na cara com essas dicas fornecidas pelo especialista em finanças Gustavo Cerbasi.

Você nunca será rico se:

Despreza os pequenos valores: Faça um teste: Pegue um pedaço grande de imã, amarre em uma haste e passe pelos quatro cantos da casa. Não se esqueça de passar em baixo dos móveis. Duvido que você não tenha encontrado cinco ou seis moedas perdidas. Isso se dá porque em nosso país não fomos educados a dar valor aos pequenos detalhes financeiros. Grandes hipermercados fazem fortunas com margem de lucro de poucos centavos, que acumulados em pequenas compras que fazemos todos os dias tornam cada vez mais felizes os proprietários e acionistas destas empresas. Pare e reflita sobre um dia normal de trabalho: Quanto você gasta ao desprezar os pequenos valores? Você acorda e vai à padaria, compra cinco pães e a moça do caixa como não tem troco suficiente lhe oferece inocentes balinhas e você gentilmente aceita. Depois você passa em seu mecânico para trocar o óleo do carro, na hora de devolver seu troco o ajudante diz se pode ficar devendo 15 centavos? E você meio sem jeito concorda e nunca mais volta para cobrar 15 centavos, afinal você não vai ficar mais rico ou mais pobre só por causa de 15 centavos vai? E assim o dia prossegue e não nos damos conta de quantos reais perdemos por dia por esse desprezo aos pequenos centavos. É claro que não precisamos nos tornar mesquinhos ou compulsivos, mas seria de bom proveito se usássemos essas moedinhas para fazer um cofrinho para nossos filhos, netos ou até para nós mesmos. Minha esposa, como é muito esperta, vive juntando as moedas que deixo jogadas pela casa e esses dias acabei encontrando um cofrinho secreto com mais de 12 reais só de moeda. Dá pra acreditar?



Não se esforça para fazer uma boa negociação: Você já parou pra pensar em quanto dinheiro já perdeu por comprar algo por impulso? Eu comecei a pensar nisso e vi como a ânsia por algo me tornou presa fácil para alguns vendedores profissionais que "empurraram" um produto no preço mais alto possível. Sou um fanático por livros e sempre que posso gosto de estar em uma livraria para passar umas "horinhas" apreciando e, por incrível que pareça, me deliciando com o cheiro dos livros. Cada louco e sua mania né? Mas ao chegar ao caixa jamais cogitei a idéia de pedir desconto. Não sei por quê. Talvez o aroma dos livros seja hipnótico sei lá. Mas um dia ao verificar minha carteira me dei conta que estava faltando alguns míseros centavos para completar o preço do livro, talvez sejam aqueles que por acaso "esqueci" no chão do quarto ao trocar de roupa. Ai não teve jeito, tive que apelar : "Moça, não tem um descontinho não?". Ao que ela respondeu: "Sim, se você for estudante tem 5%, se for professor 10%". Confesso, tive vontade de mentir e dizer que era professor mas acabei dizendo a verdade e fiquei com os 5% mesmo. Por fim, acabei levando o livro e ainda recebi de troco 75 centavos. Uhuu!!



Não tiver percepção financeira: Se quiser se manter no nível financeiro que está pode continuar a ignorar os juros, taxas de boleto, taxa de retorno, etc. Não sabe o que é isso? Não sou eu que vou te ensinar. A internet está cheia de boas informações pra você se atualizar. Depois que passei a estudar melhor esse assunto em um mês economizei quase 100 reais só de taxas e juros abusivos. É claro que não é tão gostoso assim estudar esse assunto, mas é delicioso pegar esses 100 reais e investir naquele curso que você tanto queria fazer não é?



Não souber onde quer chegar: Esse é o quarto erro das pessoas que serão eternamente pobres. Você sabe quanto quer guardar por mês? Quando quer se aposentar? Quanto vai investir do seu salário em ações? Quanto precisa ter de reserva em caso de desemprego? São perguntas que as pessoas pobres nunca fazem para sim mesmas, por isso quando conseguem um novo emprego vão logo tentando negociar: "Será que dá pra não registrar agora? É que estou recebendo o seguro desemprego ainda e...". Sinceramente, se eu fosse um empregador dispensava na mesma hora. Além de despreparado ainda é desonesto!
É preciso tratar cada centavo ganho com seu suor com muito respeito. É preciso pensar no futuro e viver o presente da melhor maneira possível.
Acredito que essas dicas são fundamentais não só pra quem quer ser rico de verdade, mas para todos aqueles profissionais que desejam ter uma vida mais feliz e sem muitas preocupações.

3 comentários

ॐ Kallyne Cristina - Fotografia Contemporânea disse...

Uaaau, obrigada! :)
Curti teu blog também, pegarei algumas dicas!!

Anônimo disse...

Ótimas dicas, eu concordo plenamente, ultimamente andei analisando como viviam as pessoas bem sucedidas e 90 % seguem o que você escreveu ,mesmo sem terem lido nada a respeito, provavelmente é fruto de suas próprias experiências.

Abraço

Sucesso

diego disse...

Será que dá pra não registrar agora? É que estou recebendo o seguro desemprego ainda e...". Sinceramente, se eu fosse um empregador dispensava na mesma hora. Além de despreparado ainda é desonesto!

Você acha que só pq uma pessoa quer pegar o que é seu por direito ela é desonesta?Se ela não pegar vai ficar p quem?Para aqueles deputados ladrões por isso o Brasil não vai pra frente pessoas que pensam como você,se quiser juntar até moedinhas acho q esse dinheiro que é seu por direito vc tbm teria q juntar ou não?

Postar um comentário